O gabinete português Cerejeira Fontes Arquitectos, em parceria com o arquiteto José Gigante e o estúdio catalão Mestres-Wåge, foi o vencedor do concurso internacional para a conceção da estação Flytårnet, integrada na extensão da linha de metro de Fornebu, em Oslo, Noruega. O projeto faz parte de uma iniciativa para a criação de novas infraestruturas de transporte numa das áreas de maior desenvolvimento da capital norueguesa.
O concurso teve como objetivo selecionar propostas inovadoras para seis novas estações da Fornebu Line, uma expansão do sistema de metro de Oslo que visa melhorar a mobilidade urbana e apoiar o crescimento estruturado da capital norueguesa. A estação Flytårnet, em particular, terá um papel crucial na organização do espaço urbano, ligando novas zonas residenciais, áreas comerciais, serviços e espaços verdes, promovendo uma cidade mais sustentável e eficiente.
A nova linha de metro de Fornebu representa um passo significativo na modernização da rede de transportes de Oslo, sendo um exemplo de como a arquitetura pode desempenhar um papel fundamental na construção de cidades mais acessíveis, sustentáveis e adaptadas às necessidades das comunidades.