Escola de Barcelos

Este edifício foi projetado a partir da matriz estruturante do território e mais determinantemente a partir da estrutura arbórea existente, a qual foi respeitada e valorizada na concepção do projeto.

Assim, definiu-se um corpo central que organiza e distribui o edifício, no qual se encontram zonas comuns entre os professores e alunos. A partir desta zona central, desenvolveu-se um eixo que corresponde a um percurso longo e orgânico, acessível a pessoas com mobilidade reduzida através de rampas de baixa pendente, no qual se pode aceder ao pavilhão, cafetaria, biblioteca, zona administrativa e aos restantes blocos de atividades letivas. Este eixo é composto por dois níveis, nos quais se hierarquizam as relações escolares, sendo o nível inferior destinado ao percurso e zonas de estar dos alunos e o nível superior destinado ao percurso dos professores.

Associado a cada valência foram criados pátios interiores e espaços exteriores que permitem a sua utilização em condições de segurança e autonomia por parte dos alunos.

A Escola Secundária de Barcelos foi nomeada para o prémio “ArchDaily Building of The Year 2021”.

Concluído: 2012
Fotografias: Benjamin Alstrup Velure