A longa-metragem “Bela Vista – Inhabited Island”, realizada por Rui Rufino e centrada no projeto desenvolvido pela Cerejeira Fontes Arquitetos na cidade do Porto, foi selecionada para a XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português.
Este festival, dedicado à cinematografia nacional contemporânea, destingue-se no panorama cultural português por promover não só a exibição, como a discussão e a prática cinematográfica. Ao longo das últimas edições, consolidou-se como uma referência no setor, sendo o único evento competitivo exclusivamente focado no cinema português, abrangendo desde projetos finais de escolas de cinema, passando pela animação, documentários, curtas e longas-metragens.
Através de “Bela Vista – Inhabited Island”, Rui Rufino acompanha e regista a reabilitação da Ilha Municipal da Bela Vista, na cidade do Porto, entre 2015 e 2017. Através dos testemunhos e memórias de diferentes gerações de moradores, registam-se anos de convicências, dificuldades e lutas por melhores condições de vida na ilha. A par dos moradores, regista-se também o papel social da Arquitetura nesta intervenção que procurou preservar a identidade do espaço e renovar a sua dignidade no contexto atual da cidade, através do testemunho do antropólogo e dos arquitetos responsáveis pelo projeto.