IBS – Instituto de Ciência e inovação para Bio-sustentabilidade

Este projeto ganhou o concurso para o desenvolvimento de um edifício para a Universidade do Minho, no polo de Gualtar em Braga, com destino ao Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade.

O edifício é de fácil compreensão visual e percepção espacial, sendo composto por um átrio que distribui para duas escadas entrelaçadas criando uma espiral vertical culminando num ponto de iluminação zenital que cobre todo o espaço central. Neste sentido, a estrutura principal é composta por este núcleo central do edifício no qual se apoiam e desenvolvem cada piso.

Em coordenação entre a Arquitetura e Sistemas Naturais de ventilação o uso de lajes ocas permite a admissão do ar da fachada para o pátio interior, tomando partido da inércia térmica da estrutura para arrefecer durante a noite. O projeto propõe um sistema de fachada inovador. A proteção da luz direta do sol é garantida durante qualquer orientação da luz, a qualquer hora e em qualquer dia do ano. Assim, a luz natural é usada no seu potencial máximo, reduzindo custos. Todos os espaços interiores têm um sensor de luz que reduz a intensidade da iluminação artificial quando ha luz natural disponível.

Concluído: 2015
Fotografia: José Campos